A Polícia Militar do Acre (PMAC) realizou nesta sexta-feira, 13, no Quartel do Comando-Geral (QCG), em Rio Branco, o evento de despedida dos coronéis Atahualpa Ribera, que ocupava o cargo de subcomandante da instituição, e Marilena Chaves, até então diretora administrativa da Casa Militar, que ingressam na reserva remunerada. Logo após, foi feita a entrega simbólica dos oficiais superiores a seus familiares, em suas residências.
Os coronéis Atahualpa Ribera e Marilena Chaves ingressaram na reserva remunerada. (Foto: Douglas Barros)
“Um momento que traz à tona sentimentos opostos, um misto de alegria por ter cumprido a missão, e de tristeza, por estar me distanciando da rotina militar e da convivência diária com os colegas de farda”, foi dessa forma que o coronel Atahualpa definiu o momento, após 26 anos, 11 meses e 24 dias dedicados à PMAC.
Momento de emoção marcou a despedida dos oficiais. (Foto: Douglas Barros)
Em sua fala, o coronel Rômulo Modesto relembrou os tempos de academia de oficiais, destacando que o colega de turma alcançou o primeiro lugar. Também presente no evento, o coronel Emílio Virgílio, que irá assumir o subcomando da instituição, recebeu das mãos do oficial que se despede do serviço ativo, as “luvas de ombro”, divisas da farda que caracterizam a função.
A coronel Marilena, após mais de 27 anos no serviço público, 17 deles na Polícia Militar, falou da gratidão pelas oportunidades que teve durante sua passagem pela caserna. Espiritualizada, ela atribui a Deus e à família o sucesso de sua carreira. “Meus pais, Cícero e Maria, já falecidos, lutaram com muitas dificuldades para criar a mim e meus oito irmãos. Como eu gostaria que eles vissem até onde chegou a filha caçula deles”, destacou a militar.
A coronel Marilena encerra a carreira com mais de 27 anos no serviço público. (Foto: Douglas Barros)
Emocionado, o comandante-geral da PMAC, coronel Luciano Dias Fonseca, enalteceu a forma como ambos os oficiais se dedicaram à instituição ao longo de suas carreiras, com muito profissionalismo e compromisso, e ao mesmo tempo relembrou de alguns colegas que perderam a vida e não puderam alcançar esse momento ímpar na vida de um militar.
O coronel Luciano Dias Fonseca, enalteceu a forma como os oficiais se dedicaram à instituição durante suas carreiras. (foto: Douglas Barros)
Na ocasião, também foi homenageado, pelos relevantes serviços prestados à sociedade acreana, o segundo-tenente da reserva remunerada, Cláudio Roberto Pereira de Freitas. O evento foi abrilhantado pelo som da Banda de Música A Gloriosa.