A Ouvidoria do Sistema Integrado de Segurança Pública do Estado do Acre (OUVSIS) desempenha um papel fundamental na aproximação entre os cidadãos e a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). Com a missão de receber reclamações, denúncias, dúvidas, críticas, sugestões, elogios e pedidos de acesso à informação, a Ouvidoria atua em conformidade com a Lei de Acesso à Informação n° 12.527/2011.
Ouvidoria da Sejusp facilita o contato entre cidadãos e Segurança Pública. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp
O secretário adjunto de Justiça e Segurança Pública, Evandro Bezerra, destaca que a transparência e a comunicação são necessárias e que a Ouvidoria se coloca como um espaço privilegiado, onde a população pode expressar suas preocupações, sugestões e reclamações, desempenhando um papel crucial na construção de uma Segurança Pública mais eficiente e acessível. “Ao facilitar esse contato direto, a Ouvidoria não apenas promove uma relação de confiança entre os cidadãos e as forças de segurança, mas também permite que as nossas ações sejam pautadas pela realidade das comunidades que atendemos. É a voz do cidadão que orienta e aperfeiçoa nosso trabalho, ajudando-nos a identificar áreas que precisam de atenção especial e a desenvolver políticas mais eficazes e justas”, disse.
Com a Ouvidoria, a Sejusp busca fortalecer a transparência e a confiança entre os cidadãos e os órgãos de segurança, promovendo um ambiente de diálogo e colaboração. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp
A Ouvidoria foi instituída pela Lei nº 2.261, em 31 de março de 2010, e é uma unidade essencial para tratar de assuntos relacionados à segurança pública, garantindo que a voz da população seja ouvida e considerada nas ações da pasta no Acre. Com a Ouvidoria, a Sejusp busca fortalecer a transparência e a confiança entre os cidadãos e os órgãos de segurança, promovendo um ambiente de diálogo e colaboração.
Os cidadãos que desejam entrar em contato com a Ouvidoria podem fazê-lo por diversos canais: