Para desespero de Biden, Partido Republicano toma a presidência da Câmara dos EUA do Partido Democrata

Internacional
Compartilhe

fonte: portalbr7.com.br

Kevin McCarthy, do republicanos, tornou-se o 55º presidente da Câmara, encerrando um impasse histórico de quatro dias e 15 votos causado por um grupo de 20 membros conservadores de linha dura – e cumprindo a promessa do republicano da Califórnia meta de longa data.

Foram necessárias 15 rodadas de votação para McCarthy garantir o martelo da Câmara , garantindo 216 dos 428 votos na noite de sexta-feira. Hakeem Jeffries, dos democratas, obteve 212 votos.

“Meu pai sempre me disse, agora é como você começa, é como você termina”, disse McCarthy em seu primeiro discurso.

“Nosso sistema é construído sobre freios e contrapesos. É hora de sermos um cheque e dar algum equilíbrio às políticas do presidente”, acrescentou.

Os membros se reuniram em torno de Gaetz em intensa discussão após a votação. A certa altura, o deputado Mike Rogers foi até o grupo com raiva, e o deputado Richard Hudson (RN.C.) puxou Rogers fisicamente de volta.

Os republicanos estavam prestes a adiar até segunda-feira – até que Gaetz abordou McCarthy, que pediu mais um voto. Naquela cédula, todos os redutos remanescentes mudaram para votar presentes para que ele vencesse.

É uma grande vitória para McCarthy. Houve momentos em que muitos observadores externos – e até mesmo em particular alguns de seus apoiadores do Partido Republicano – não achavam que ele seria capaz de fazer isso.