fonte: revista oeste news
A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, se reuniu com o presidente da Argentina, Alberto Fernández, nesta segunda-feira, 26.
O encontro ocorreu na Suprema Corte, em Brasília. Fernández chegou à sede do STF por volta das 17h30, depois de ter se reunido com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
PUBLICI
Participaram do encontro os ministros Edson Fachin e Alexandre de Moraes. A conversa entre os magistrados e o presidente argentino abordou o funcionamento do STF e da Justiça Eleitoral.
Além disso, conversaram sobre a manifestação do 8 de janeiro. De acordo com a magistrada, o prédio do Supremo foi “vilipendiado e depredado”.
Rosa salientou que, apesar dos atos de vandalismo, “a democracia brasileira permaneceu inabalada e inabalável”. E, ao concordar com o presidente Fernández, a ministra afirmou que “a democracia necessita de um Judiciário forte e independente”.
No Brasil, Fernández encontrou Rosa Weber e Lula
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse estar “muito satisfeito” com as perspectivas de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a construção de um gasoduto na Argentina. O petista fez a declaração nesta segunda-feira, depois de um almoço com o presidente argentino.
Essa foi a quinta reunião entre Fernández e Lula neste ano, e a quarta visita do líder argentino a Brasília. Segundo o petista, Brasil e Argentina adotaram um plano de ação com cem frentes para o desenvolvimento da integração econômica, que, em sua visão, é “um ambicioso plano de ação para o relançamento da aliança estratégica”.