Reportagem: Paulo Teixeira
A Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), por meio da Diretoria de Gestão e Integração de Informações (DGI), iniciou na segunda-feira, 9, no estado do Mato Grosso do Sul (MS), implantação assistida das ferramentas Sinesp CAD – Central de Atendimento e Despacho e Sinesp Agente de Campo. A implantação se estenderá até sexta-feira,13, na Guarda Municipal de Campo Grande.
Estão envolvidos na implantação os multiplicadores tenente Fonseca, da Polícia Militar do Estado do Acre, (PMAC) e o guarda municipal Abidenego, da Guarda Municipal de Camaragibe/PE.
A ferramenta Sinesp-CAD do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) é uma solução de suporte a serviços públicos emergenciais, que permite a integração do atendimento de forças de segurança pública e outros órgãos, possibilitando a gestão de recursos e diminuindo o tempo de resposta nas ocorrências, além de melhorar o planejamento operacional. Pela Senasp, a ferramenta está implantada em 11 estados: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima, Sergipe, Maranhão, Rio de Janeiro e Pernambuco.
A adesão ao Sinesp-CAD é realizada por meio de Termo de Cooperação Técnica com o Ministério da Justiça e Segurança Pública. Os estados e municípios interessados podem entrar em contato com a equipe da DGI/Senasp pelo número (61) 2025-3333 ou pelo e-mail dgi@mj.gov.br.
Já o Sinesp Agente de Campo é um aplicativo para celular que permite aos profissionais de segurança pública realizarem consultas operacionais e o recebimento de ocorrências do Sinesp-CAD. A ferramenta também permite consultas de pessoas e veículos nas bases do Banco Nacional de Mandados de Prisão e Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), entre outras possibilidades. É utilizado por mais de 22 mil profissionais integrantes do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP) em todo o Brasil. Com informações da Senasp