Reportagem Helizardo Guerra
Durante agenda no Alto Acre, a deputada federal Socorro Neri destacou as principais pautas em discussão no Congresso Nacional voltadas à melhoria da qualidade de vida dos profissionais da educação. Membro da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, coordenadora do Grupo de Trabalho sobre Formação e Valorização dos Profissionais da Educação e vice-presidente da Comissão Especial do Novo Plano Nacional de Educação (PNE), a parlamentar ressaltou a importância de garantir metas e estratégias claras para os próximos dez anos.
Segundo Neri, a prioridade é assegurar uma educação pública de qualidade, com valorização efetiva de todos os profissionais do setor. “Temos trabalhado para que o próximo Plano Nacional de Educação traga objetivos claros, diretrizes e estratégias que tornem a carreira docente mais atrativa e assegurem melhorias concretas na educação”, afirmou.
Entre os temas enfatizados, a deputada destacou a valorização salarial, melhores condições de trabalho e reconhecimento não apenas dos professores, mas também dos demais profissionais da educação. “Queremos atrair os melhores estudantes para a carreira docente e garantir que todos os trabalhadores da educação tenham condições dignas de exercer suas funções”, completou.
O encontro foi realizado no Sindicato dos Educadores Municipais de Epitaciolândia. Na ocasião, a deputada apresentou projetos em tramitação no Congresso, como o novo Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação — este último de sua autoria, já aprovado na Câmara e em análise no Senado. Ela também citou a proposta que descongela o período da pandemia para efeitos de carreira dos servidores públicos, a criação do Fundo Nacional para Profissionais Técnicos, Administrativos e Operacionais da Educação Básica, além de um projeto que garante aposentadoria especial a professores readaptados por questões de saúde.
Outro anúncio importante foi a parceria com a Universidade Federal do Acre para implantação de um mestrado em Ensino de Ciências e Matemática. O processo seletivo será lançado ainda este ano, com início previsto para 2026, beneficiando 30 professores dos municípios de Epitaciolândia, Brasileia e Assis Brasil.
Encerrando sua participação, Neri reforçou o compromisso com a educação como instrumento de transformação social. “Essas ações representam uma pauta que me é muito cara. A educação transformou a minha vida — estudei sempre em escola pública — e pode transformar a vida de muitas pessoas. Acredito firmemente que é por meio de uma educação de qualidade para todos que podemos melhorar o mundo”, concluiu.