Discutir resultados e implementar novas ações a serem executadas pela força-tarefa deslocada pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), no início de março, à região do Alto Acre, assim como deliberar operações pontuais em diversos outros municípios do interior do Acre. Este foi o propósito da reunião, realizada na manhã desta segunda-feira, 25, na sede da Sejusp, envolvendo a cúpula da Pasta e representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Penal, Grupo Especial de Fronteira do Acre (GEFRON).
De acordo com o titular da Sejusp, coronel Paulo Cézar Rocha dos Santos, que conduziu a reunião, a região de fronteira hoje é um ambiente que mais preocupa ao Sistema Integrado de Segurança Pública. “Apesar da expressiva redução de mortes violentas intencionais em todo o território acreano, como apontam as estatística, nossa meta é reforçar as ações de prevenção e combate aos crimes transfronteiriços. Dessa forma, estamos, diuturnamente, trabalhando para levar mais segurança àquelas regiões”, explicou.
Paulo Cézar asseverou que as ações de prevenção e combate à violência, por parte do Estado, também estão sendo reforçadas em todo o interior do Acre. Nesse sentido, o secretário apontou como exemplo os municípios situados na região do Baixo Acre, enfatizando o enfrentamento aos crimes contra o patrimônio, principalmente no que diz respeito aos roubos de veículos.
“O que podemos adiantar é que tratamos da distribuição de efetivo e melhorias de logística. Não só de viaturas e condições de trabalho, computadores, mas também de tecnologias, através do sistema de rádio digital e, principalmente, do videomonitoramento inteligente, por meio do cerco eletrônico”, pontuou o secretário.
A secretária adjunta da Pasta, delegada Márdhia Pinheiro El Shawwa, o diretor de operações da Sejusp, coronel Ulysses Araújo, juntamente com integrantes dos setores de inteligência e informática da Secretaria também tiveram participações efetivas durante a reunião.