Terezinha Ribeiro Flores

ICONES DE BRASILÉIA E EPITACIOLANDIA POR IVANA CRISTINA
Compartilhe

 

colunista: Ivana Cristina
Ícones de Brasileia e Epitaciolândia

Terezinha nasceu no Seringal Porto Carlos, no município de Brasileia, Acre. Filha de João Ribeiro Silva e Edith Soares Ribeiro, tem 10 irmãos. A vida no Seringal não era fácil, muito trabalho envolvido e pouco retorno financeiro. Com os filhos crescendo e precisando estudar, seus pais se mudaram para a cidade. Aqui as dificuldades eram imensas, mas a vontade de vencer era maior.
A força de vontade e a dedicação aos estudos que Terezinha Ribeiro Flores se destacou. A Educação era sua área e a exercia com maestria. Em 1973 iniciou como Professora de Alfabetização. Faltava apoio material e físico. A Educação no município precisava evoluir e foi com esse pensamento que assumiu a direção da Escola Getúlio Vargas. Com ela na gestão da escola, o ensino alcançou outro patamar. Sua contribuição foi tão significativa que foi nomeada como Gestora da Escola Brasil Bolívia e por onde passava, Terezinha deixava sua marca como educadora e os avanços no ensino-aprendizagem.
Conheci-a exercendo a função de Inspetora de Ensino de Brasileia. Era considerada pela maioria dos professores da época como a “Dama de Ferro”. Exercia a função com pulso firme. Foi amada por uns, detestada por outros, mas a Educação na sua época teve um grande avanço nos municípios de Brasileia e Epitaciolandia. Terezinha tinha uma visão de futuro! A Educação precisava evoluir cada vez mais. Os planejamentos precisavam ser realizados e executados com eficácia. Os alunos precisavam ser protagonistas da sua própria história e a escola necessitava resgatar sua credibilidade.
Desejava uma escola inclusiva, mas esbarrava no sistema burocrático da época!
Terezinha exerceu a função de professora na Escola Kairala José Kairala, para as turmas de 4° ano de Magistério. Trabalhei como sua colega de sala nesse período. Conheci de perto a pessoa que eu projetava como a “Dama de Ferro”. Uma mulher sensível às causas sociais, amiga, solidária, prestativa e conselheira. Mas, acima de tudo, uma profissional brilhante.
Quando Epitaciolandia foi emancipada, ela foi convidada a exercer a função de Secretária Municipal de Educação. Cargo que exerceu por duas vezes e impôs um ritmo evolutivo na educação do município. E o resultado desses frutos, hoje, estão sendo colhidos. Epitaciolandia se destaca no ensino-aprendizagem dentre os demais municípios do Acre. Uma luta que começou lá atrás.
Terezinha não deixou apenas um legado na Educação, registrou sua marca na Saúde. Exerceu a função de Secretária Municipal de Saúde em Epitaciolandia. Os dados comprobatórios são as evidências que demonstram sua eficácia no campo da saúde.
Além dessas funções foi: Orientadora Educacional, Supervisora de Ensino, Presidente e Fundadora da UNIMED em Rio Branco.
Em 2012, veio a Aposentadoria da Educação. Mas, ela não parou! É uma excelente Mestre Gourmet, prepara um carneiro recheado como ninguém. O mais delicioso que eu já provei.
Terezinha é casada com William Flores, há 39 anos. Juntos tiveram dois filhos: Jhonem Ribeiro Flores e Rozania Maria Ribeiro Flores. Rozania formou-se em Medicina e exerceu sua profissão em Tefé, no Amazonas. Mas, o coração de Terezinha ficou enlutado, quando sua amada e jovem filha faleceu em 10 de dezembro de 2019. Uma dor que dilacerou seu coração. Mas, junto a Deus e a sua família, teve forças para seguir em frente. Seus amados netos: Rharison William Ramilho Flores e Maria Eduarda Ribeiro Ramilho são a alegria de sua vida.
Terezinha Ribeiro Flores, uma mulher que marcou a Educação de Brasileia e Epitaciolandia, deixou um grande legado, que a “Educação ainda é o melhor caminho para atingirmos nossos objetivos”. Registro aqui, meu reconhecimento a essa grande e elegante mulher, que me oportunizou a dar meus primeiros passos na Educação, mesmo sem experiência nenhuma, acreditando no meu potencial. Terezinha você é gigante, merece todo reconhecimento. Uma mulher que revolucionou o seu tempo. Um Ícone de Brasileia e Epitaciolandia.