Tribunal manda governo Lula recontratar 1.789 cubanos do Mais Médicos

Internacional
Compartilhe

fonte: prtalbr7.com.br

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região determinou que o governo federal deverá recontratar 1.789 médicos cubanos do programa Mais Médicos. O programa foi substituído, em 2019, pelo Médicos pelo Brasil, após decisão do ex-presidente Jair Bolsonaro.

O pedido de recontratação foi apresentado pela Associação Nacional dos Profissionais Médicos Formados em Instituições Estrangeiras e Intercambistas. O governo Lula já avaliava formas de recomeçar o programa. 

Os profissionais integravam a 20° turma do programa lançado em julho de 2013 pela então presidente Dilma Rousseff, cujo objetivo era suprir a carência de médicos nas periferias das grandes cidades e de municípios do interior do país. 

“Para o magistrado, após a interrupção dos atendimentos médicos, há “precariedade da assistência médica das comunidades mais carentes, mostrando-se urgente uma resposta judicial”. disse o desembargador Carlos Augusto Pires Brandão.

“O Programa Mais Médicos para o Brasil permite implementar ações de saúde pública de combate à crise sanitária que se firmou na região do povo indígena Yanomami”, disse o magistrado.