Uso do engate é proibido? O que é preciso saber antes de usar no seu carro

Nacional
Compartilhe

FONTE: terrabrasilnoticias.com

O uso do engate passou por uma ampla mudança de legislação em 2021. Pouca gente sabe mas o engate não foi proibido. Pelo contrário. Em prol da segurança, o uso desse item de segurança passou por uma nova normatização.

Seja por proteção ou para o uso de transporte de trailer, reboque ou semi-reboque, o uso de engate é sim permitido*. O uso desse dispositivo permite que o veículo reboque outro implemento e é construído com uma travessa metálica que serve de suporte na estrutura do veículo com tração.

Os bons engates são devidamente testados sobre a carga e tração, resistência e cumprimento das normas. O engate “visível” é somente uma parte visível onde o reboque é conectado. A norma atual obriga que o equipamento tenha mais do que apenas um selo de aprovação mas tenha sim toda a estrutura elétrica com conector de energia. Ele serve para acionar as luzes de freio, luzes de posição e de direção, as setas.

A Anfatre, Associação Nacional dos Fabricantes de Trailers e Reboques explica que os engates são testados de forma intensa. São mais de 2 milhões de ciclos em um ângulo de 15 graus, que simula as condições reais de uso. A partir do teste, o Inmetro certifica os fabricantes com produtos homologados e está disponível no site do instituto.

O estabelecimento que vende engates sem regulamentação pode ser multado. E o motorista que circula com engate irregular também pode ser multado e ter ainda o prontuário adicionado de 7 pontos além de multa de R$ 195.

Regras de uso do engate: o que é preciso saber?

– Esse equipamento deve ser usado em veículos com até 3.500kg

Assim como o carro, o motorista com veículo adicionado de reboque deve ter habilitação B vigente, apto a dirigir comerciais leves

– O engate deverá ter esfera maciça de metal própria para o tracionamento do reboque.

– São obrigatórios a tomada e instalação elétrica apropriada para conexão ao veículo para o acionamento das luzes

– Deve ter ainda fixação de corrente de segurança

– A peça não pode ter superfícies cortantes, quinas perigosas ou peça solta sem acabamento

Por isso o consumidor deve estar atento às regras de utilização do engate mesmo que compre um veículo que já tenha o acessório. Em caso de irregularidade o veículo pode ser multado.