Colunista Ivana Cristina
Colaboração: Vando Pereira da Silva
Ícones de Brasileia e Epitaciolandia volume II
Vardeleni nasceu em 17/07/1952, no município de Meridiano, São Paulo. Filha de Laudelino Teixeira da Silva e Iracy Motta Soares Teixeira. Vardeleni tinha 12 anos quando sua família mudou-se para o Mato Grosso. Foram morar no Distrito de Nova Fernandópolis, município de Barra do Bugres, Mato Grosso. Aos 17 anos casou-se com Alvino Pereira da Silva em 17 de maio de 1969, juntos tiveram quatro filhos: Valdecy Antônio da Silva, Valdinei Pereira da Silva, Valmir Pereira da Silva e Vando Pereira da Silva. Vardeleni era muito comunicativa, fazia amizade fácil, gostava muito de aprender coisas novas e começou a acompanhar o trabalho das parteiras da localidade. De aprendiz passou a exercer a profissão de parteira das mulheres campesinas.
Mas, a vontade de ser professora era constante e começou a lecionar para salas multisseriadas, na Escola Hitler Sansão. A falta de recursos, apoio pedagógico e metodologias adaptadas eram desafiadoras. Mas, ela era motivada, quando olhava para aquelas crianças pequenas com sede de aprender, se esforçava cada vez mais, apesar de todas as dificuldades e da pouca formação, lecionou de 1970 a 1983. Em 1984, procurando melhores condições de vida, mudaram-se para o Acre. Chegando aqui, foram morar na antiga Vila Epitácio Pessoa(hoje, Epitaciolandia). Com larga experiência foi trabalhar como parteira na comunidade Nari Bela Flor, muito eficiente na profissão que desenvolvia, logo ganhou fama na região. Mas, o desejo de aprender cada vez mais, levou-a a trabalhar no laboratório do Dr. Luciano e Salete Maia, como auxiliar. Cursou o Logos I, II e III(no local, hoje, funciona a Câmara de Vereadores de Epitaciolandia). Após concluir os estudos, seu sonho estava mais próximo de realizar, ser professora, uma profissão que sonhava exercer.
A oportunidade surgiu e em 1989 começou a trabalhar como professora pró-labore, em Vila Epitácio.
Em 01 de janeiro de 1995, começou a atuar no quadro efetivo da Educação Municipal. Vardeleni cursou Pedagogia pela UFAC, uma formação bastante desejada por ela. Enfrentando diversos desafios, formou-se em Pedagogia. A sala de aula era seu lugar. Dedicada e sempre buscando novas experiências profissionais, foi trabalhar com o PROFORMAÇÃO (Formação para professores leigos da zona rural). Vardeleni era tutora, fazia acompanhamento de alguns professores de Epitaciolandia, em escolas de difícil acesso. Sua presença marcante, seu sorriso contagiante, seu abraço fraterno e sua voz firme, mostrava que estava no lugar certo. As dificuldades de deslocamento eram imensas, na época, mas nem diante das dificuldades ela deixou de cumprir seu papel. E o cumpriu com maestria. Após anos casada, divorciou-se. Era uma mãe muito amorosa, apesar do trabalho exigir muito do seu tempo, nunca deixou de acompanhar o desenvolvimento escolar dos filhos. Em 2014, aposentou-se, uma trajetória de trabalhos prestados com dedicação e renúncia. Foi esposa, mãe, avó e bisavó.
Tinha um amor incondicional, por seu bisneto Lorenzo.
Vardeleni criou o neto, Itallo Vinícius Vasconcelos Silva(quando ele tinha 15 anos, ela veio a óbito), deixando filhos, noras, netos e o bisneto tristes com sua breve partida. Uma mulher guerreira, vaidosa, determinada, que gostava de dançar, contar piadas, se reunir com os amigos e dar “altas gargalhadas”. Apesar de todos os impropérios da vida, era uma pessoa feliz. Suas lutas, vitórias, dedicação à família e ao trabalho, altruísmo, deixou saudades no coração de quem a conhecia. Aos descendentes da admirável Vardeleni, minha admiração, carinho e respeito.