Após o presidente Lula (PT) anunciar, no início da tarde desta quinta-feira (1º), que o advogado Cristiano Zanin será o primeiro indicado de seu terceiro governo para ocupar uma cadeira no Supremo Tribunal Federal (STF), a web resgatou algumas falas do petista que diziam o contrário.
Durante o debate presidencial promovido pela Band no ano passado, quando ainda era candidato à Presidência, Lula afirmou que a nomeação para a Corte baseada em amizade era “antidemocrática” e que a escolha deve ter em vista competência e currículo.
– Não é prudente, não é democrático o presidente da República querer ter os ministros da Suprema Corte como amigos – defendeu o petista.
– Você não indica ministros da Suprema Corte para votar favorável a você e te beneficiar – emendou.
Na ocasião, Jair Bolsonaro, seu principal oponente disse que naquele momento o PT tinha sete ministros no STF que foram indicados pelo partido, enquanto que ele tinha apenas dois que foram de sua indicação.
– Caso eu venha ser reeleito, eu tenho mais dois. Eu ficaria com quatro e o PT com cinco. Está feito o equilíbrio – disse o então presidente, que acabou não sendo reeleito.