Jean Wyllys acusa ‘fanatismo evangélico’ por massacre de crianças em creche de Blumenau

Nacional
Compartilhe

fonte: portalbr7.com.br

O ex-deputado federal Jean Wyllys comentou sobre o recente massacre ocorrido em uma creche na cidade de Blumenau, Santa Catarina. Na ocasião, um homem pulou o muro da creche e matou quatro crianças com golpes de machadinha na cabeça. O autor do crime, um homem de 25 anos, foi preso em flagrante após se entregar na polícia local. Segundo o portal g1, o assassino já tinha passagens por porte de drogas, lesão e dano. Em sua conta do Twitter, Wyllys associou o incidente ao crescimento dos evangélicos na sociedade brasileira e à ascensão da extrema-direita.

O ex-deputado afirmou que a forma de terrorismo vista nesse massacre está relacionada ao medo, ansiedade e pânico que a extrema-direita cria em homens limítrofes articulados em rede. Para ele, essa é uma consequência da importação de ideias da direita americana pelos próceres da extrema-direita brasileira, como a veneração por armas, o supremacismo branco, o anti-intelectualismo e o fanatismo evangélico neopentecostal. Ele também acusou a extrema-direita de adotar uma forma espetaculosa de cometer e espalhar o terror.

Não é a primeira vez que Jean Wyllys faz comentários sobre os evangélicos em suas pautas. Em 2013, quando ainda era deputado federal, ele participou de um evento chamado “Facção: Encontro Latino-Americano de Midiativismo”, onde propôs uma forma velada de censura a veículos de comunicação cristãos, citando nominalmente o GospelMais, dentre outros. Já em 2019, ele afirmou que a “homofobia” nasceu no meio das religiões abraâmicas, que englobam o judaísmo, o cristianismo e também o islamismo.

Embora não haja evidências para apoiar seu argumento, o ex-deputado associou o recente massacre na creche em Blumenau ao crescimento dos evangélicos na sociedade brasileira. Essa declaração gerou controvérsias entre a comunidade evangélica, que se sentiu injustiçada por ser associada a um ato de violência sem qualquer fundamento. Alguns líderes religiosos também criticaram a postura de Wyllys e afirmaram que esse tipo de generalização apenas alimenta o ódio e a intolerância.

De acordo com a Polícia Civil, o autor do crime tinha problemas psiquiátricos e, portanto, a motivação para o ataque ainda é incerta. O fato é que a violência em escolas e creches é um problema recorrente no Brasil e merece atenção e soluções efetivas. É importante que a sociedade trabalhe junta para identificar as causas desse tipo de violência e tomar medidas para evitá-las. Culpar um grupo religioso ou político sem evidências é irresponsável e só serve para dividir ainda mais uma sociedade já polarizada.