Segurança Pública realiza reunião para definir estratégias de atuação nos bairros de Rio Branco

Policial
Compartilhe

fonte: agencia de noticias do acre

Para tratar de estratégias de segurança nos bairros da capital, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp) se reuniu com as forças policias e representantes da Prefeitura Municipal de Rio Branco, na manhã desta quinta-feira, 11.

Segurança Pública realiza reunião para definir estratégias de atuação nos bairros de Rio Branco nesta quinta-feira, 11. Foto: Mariana Moreira/Sejusp

A reunião, que contou com representantes das forças do Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp) visa dar uma resposta mais rápida para a sociedade, por meio de medidas preventivas e repressivas nos bairros de Rio Branco.

A reunião visa dar uma resposta mais rápida para a sociedade. Foto: Mariana Moreira/Sejusp

O secretário de Segurança Pública, coronel José Américo Gaia, destaca que e encontro tem o objetivo de dar clareza aos últimos acontecimentos envolvendo alguns funcionários em serviço. “O comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar e sua equipe estiveram no local para colher informações e prestar orientações às vítimas, considerando que a ocorrência não foi noticiada pelas vítimas, no dia e hora ocorrido. Assim, é essencial a cooperação da população por meio de denúncias para que possamos agir de imediato no local”, esclarece.

Secretário de Segurança Pública, coronel José Américo Gaia. Foto: Mariana Moreira/Sejusp

O 2º Distrito, em especial, tem passado por uma série de operações e policiamento, que resultaram nas apreensões de armas e mais de 2.800 pessoas abordadas durante esse primeiro trimestre de 2024 pelo 2º Batalhão da Polícia Militar do Acre.

O Estado, até março, apreendeu 195 armas. Dessas armas, 102 foram confiscadas pelo 2º Batalhão. Isso corresponde a 64% de todas as armas apreendidas no Acre. Além disso, o batalhão nesses primeiros meses recuperou 27 dos 28 carros roubados, realizou 231 prisões, levando ao zeramento dos latrocínios, feminicídios e ocorrências nas escolas.

O Estado até março apreendeu 195 armas. Dessas armas, 102 foram apreendidas pelo 2º Batalhão. Foto: Dhárcules Pinheiro/ Sejusp

A diretora Operacional da Polícia Militar do Acre, coronel Marta Renata Freitas, explica que estão acontecendo serviços ordinários diários nos bairros. Além disso, está ocorrendo em todos os bairros a operação Guardiões da Cidade. “A operação objetiva a manutenção da ordem pública nos diversos vieses que se ligam para composição desse conceito, perpassando pelo aumento da sensação de segurança, fiscalização de estabelecimentos comerciais, dentre os quais, bares e distribuidoras, presença policial nos bairros e ainda a aproximação da Polícia Militar do cidadão acreano”.

Diretora Operacional da Polícia Militar do Acre, coronel Marta Renata Freitas, falou da execução da Operação Guardiões da Cidade. Foto: Mariana Moreira/Sejusp

O emprego dos policias acontecerá de acordo com a situação predominante da violência, criminalidade ou desordem observada nas áreas dos batalhões, conforme indicação da análise criminal realizada pelas forças.

Na reunião de estratégia esteve presente o chefe do Gabinete Militar do município, Ezequiel Bino, e o secretário Municipal de Infraestrutura de Rio Branco, Antônio Cid Ferreira, que irão compartilhar os horários e locais das atividades para que, a Secretaria de Segurança intensifique o policiamento para salvaguardar e dar segurança para os operadores em ação no município. Além disso, haverá uma integração entre a Polícia Civil e a Polícia Militar e o levantamento do serviço de inteligência nessas áreas.