fonte internet
O ator e dublador Isaac Bardavid morreu nesta terça-feira (1), aos 90 anos de idade, após complicações de saúde causadas por problemas respiratórios. A notícia foi confirmada pela família dele nas redes sociais: ao longo dos últimos dias, o neto de Isaac, João Bardavid, informou aos fãs que o avô havia sido internado por conta do agravamento de um quadro de enfisema, que afeta as funções respiratórias.
“O quadro hospitalar do Isaac estava ok, controlado, mas o pulmão resolveu parar de oxigenar o corpo, mesmo entubado (…) O sangue ficou ácido demais (com taxa de oxigênio muito baixa) e, por conta disso, o coração falhou. Os médicos tentaram reanimação, mas o corpo já estava muito cansado”, disse a família em post no Instagram na tarde de hoje.
Um dos nomes mais importantes na história da dublagem brasileira, Isaac acumulou dezenas de papéis de destaque na área ao longo de mais de 30 anos de carreira. Um dos mais famosos é, sem dúvidas, o trabalho como dublador do Wolverine nos desenhos animados e na versão em português dos filmes estrelados por Hugh Jackman. Em 2017, inclusive, Isaac conheceu o astro após o lançamento de Logan, última vez em que deu voz ao personagem. “Dia inesquecível”, escreveu o dublador em foto ao lado do ator australiano no Instagram.
Mas este está muito longe de ser o único grande trabalho da carreira de Isaac e diversos outros personagens icônicos já foram dublados em português por ele, como o vilão Freddy Krueger (A Hora do Pesadelo), Esqueleto (He-Man), Jor-El (Superman – O Filme), Obi-Wan Kenobi (Star Wars), entre outros.
Além disso, Isaac Bardavid também teve uma carreira bem-sucedida como ator e esteve no elenco de várias novelas e produções para TV, como O Cravo e a Rosa, Chocolate com Pimenta, A Viagem e A Padroeira. Em 2021, fez ainda uma participação na série Carcereiros, da Globo.
Nas redes sociais, não só a família e os fãs lamentaram a partida do dublador, mas também outros colegas de profissão. “Vamos continuar a pedir a Deus em orações e mandar todo nosso amor e carinho ao querido Isaac (…) Eu te amo muito, meu querido amigo”, escreveu o dublador Guilherme Briggs no Instagram. Ainda pelas redes sociais, a família afirmou que Isaac, que também era poeta, havia dado início a um projeto literário, que será publicado futuramente.
“Quem gosta de leitura também pode tê-lo com seus livros. O segundo está para ser finalizado agora. É triste saber que ele não viu seu segundo livro pronto. Como era o projeto favorito dele, eu nem me meti nas escolhas, mas algumas coisas ainda não estavam decididas, então irei tomar as rédeas do projeto do livro para poder finalizá-lo. Um beijo em todos e que tenham bastante saúde para poder correr atrás de sua felicidade”, declarou João.