Com a disseminação de perfis banidos por determinação da Justiça – especialmente por parte do Tribunal Superior Eleitoral – o comentarista político da Jovem Pan, Roberto Mota, publicou uma postagem no Twitter nesta segunda-feira (14), com um pedido endereçado ao mandatário da rede social, Elon Musk.
Motta pediu para que o novo dono do Twitter “reserve” dez minutos para se familiarizar com a situação no Brasil e a maneira como a liberdade de expressão vem sendo “cerceada”.
Em resposta, Musk disse que a questão está em sua “lista para revisar”, e terminou seu comentário com uma pergunta: “Quão urgente é isso?”.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tem censurado diversas contas de usuários de direita, em prol da “lisura da informação”. O caso mais recente é o de Nikolas Ferreira, deputado federal mais votado do Brasil, que teve suas contas retidas na rede social por questionar o processo eleitoral. Fundador da Tesla, e agora CEO do Twitter, Musk se declara em uma missão para “restaurar a liberdade de expressão”.