Os senadores Sérgio Petecão (PSD) e Marcio Bittar (União Brasil) aparecem na lista composta por 18 senadores que concorrem a eleição para governador em seus respectivos estados. Embora, todos com mandatos, o grupo não consegue decolar nas pesquisas de intenção de voto.
Em reportagem publicada pelo Valor Econômico, Bittar e Petecão estão propensos a comporem o “clube dos derrotados”. “O resultado deve levar o Senado a ter, a partir de outubro, um verdadeiro “clube dos derrotados”, com até 17 senadores que retornarão ao Salão Azul após a derrota nas eleições locais – o que corresponde a mais de 20% da Casa. Dos 18 candidatos, apenas Fernando Collor de Mello (PTB) está em fim de mandato”, diz trecho da reportagem assinada pelo jornalista Vandson Lima.
A publicação afirma ainda que Gladson Cameli deve ser “reeleito”, com a força do bolsonarismo que prevalece no Acre. Bittar e Petecão também são aliados do presidente Jair Bolsonaro, porém a 19 dias das eleições, as candidaturas deles não decolaram. Inclusive, Bittar é citado com “um desempenho decepcionante”.
“Relator do Orçamento em 2021, Bittar decidiu pela candidatura há pouco mais de um mês apenas e propagandeia ter levado um volume recorde de recursos ao Estado – cerca de R$ 640 milhões, boa parte por meio de emendas de relator, o chamado “orçamento secreto”. Isso não tem impedido um desempenho decepcionante, no qual ele detém apenas 2% das intenções de voto e o quinto lugar na disputa”, afirma o Valor.