Fogo amigo? Após PT usar fala de Bonner na campanha de Lula, Globo proíbe o partido de usar fala do jornalista

Nacional
Compartilhe

fonte: portalbr7.com.br

A TV Globo demonstrou desconforto após a campanha do ex-presidiário Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores, utilizar uma declaração do apresentador William Bonner em propaganda eleitoral para tentar desassociar a imagem do petista a escândalos de corrupção.

No vídeo em questão, o âncora do principal telejornal da Globo aparece afirmando, na sabatina realizada com o ex-presidente na última quinta-feira (25), que Lula “não deve nada à Justiça”. Entretanto, a sigla cortou a parte em que o apresentador, na sequência, diz que houve corrupção na Petrobras, e, que “segundo a Justiça, com pagamentos a executivos da empresa, a políticos de partidos, como o PT, como o então PMDB e o PP.”

Segundo notícia do jornal Folha de São Paulo, a peça eleitoral foi reproduzida cerca de 2,4 milhões de vezes no Youtube. Ademais, ele se encontrava na página oficial do petista e já somava mais de 1 milhão de visualizações.

Em tese, a veiculação de trecho da sabatina seria permitida pela Globo, pois a emissora fez um acordo com os quatro presidenciáveis que passaram pelo Jornal Nacional autorizando o uso de trechos da entrevista em propagandas eleitorais. Todavia, a empresa da família Marinho alega que não aguardava que haveria edição da fala de seu principal jornalista.

Você pode se interessar: Atriz Marieta Severo, da Globo, revela voto em Lula e afirma temer eleições: “Eu tenho medo”

 “Na era das redes sociais, tudo o que vai ao ar é usado, sem possibilidade de controle. Diante disso, a pedido de todos os partidos, a Globo preferiu autorizar o uso, desde que fossem 30% do total da entrevista. Uma autorização de boa-fé, na suposição de que não haveria edição. Procurado pela Globo, o PT informou que a peça será retirada do ar”, declarou a Globo por meio de uma nota encaminhada ao jornal Folha de São Paulo.