Paulo Guedes, ministro da Economia do governo Bolsonaro, realizou um discurso na tarde desta terça-feira (15), no decorrer da cerimônia de lançamento do Marco de Securitização e Fortalecimento de Garantias Agro.
No ensejo, Guedes salientou que o governo federal já enfrentou duas guerras em três anos, e que desenvolveu uma dinâmica de trabalho que o preparou para superar qualquer obstáculo.
Guedes argumentou que, apesar da crise sanitária, o país viu a criação de milhões de empregos, formais e informais, e que as estatais deixaram de dar prejuízo e agora dão lucro de 160 bilhões de reais. O ministro apontou que esta geração está pagando por suas guerras e não endividando as próximas gerações. O ministro disse: “Vocês podem olhar com orgulho uns para os outros, nós todos juntos, porque a calamidade foi terrível, e o Brasil é duro na queda”, enfatizando ainda que a economia brasileira se reorganizou mais rapidamente que a de países desenvolvidos.
O ministro citou todos os investimentos já contratados em infraestrutura, e afirmou: “Até o final do ano, vamos a um trilhão e cem de compromisso. São dois planos Marshall. Temos dois planos Marshall para desenhar o futuro do Brasil. Já contratados. O Brasil está condenado a crescer”.
Por fim, ele acrescentou:
“o déficit está zerado. Estamos prontos para outra guerra”. O ministro lembrou que os ministérios trabalham em cooperação, sob a liderança do presidente Jair Bolsonaro, e concluiu: “Estamos prontos. Temos o protocolo de guerra todo preparado. Estamos preparados para qualquer guerra. Temos um comandante que é determinado. E temos uma equipe pronta para qualquer guerra”