fonte guiame.com.br
Neste ano de 2022, São Paulo completa 468 anos. É possível que, na correria dos paulistanos, poucos parem para pensar na origem do nome da cidade. Ainda mais porque, nesta terça-feira (25), não é feriado municipal, mas apenas ponto facultativo e, provavelmente, a maioria esteja trabalhando.
Existe, porém, uma história por trás da fundação da capital paulista. No dia 25 de janeiro de 1554, quando a cidade foi fundada, o padre Manuel de Paiva falou sobre Paulo durante uma celebração.
De acordo com a igreja católica, o apóstolo Paulo teria se convertido ao cristianismo neste dia. Por isso, a data foi escolhida para marcar a instalação dos jesuítas na cidade.
Posteriormente, o padre José de Anchieta, em carta à Companhia de Jesus, explicou as razões da escolha do nome e da data: “A 25 de janeiro do ano do Senhor de 1554, celebramos em paupérrima e estreitíssima casinha, a primeira missa, no dia da conversão do Apóstolo São Paulo. Por isso, a ele dedicamos nossa casa”, escreveu.
Sobre a vida do apóstolo Paulo
O apóstolo Paulo é, sem dúvidas, um dos maiores autores inspirados para escrever a Bíblia. A maioria das epístolas do Novo Testamento foram escritas por ele.
Paulo é conhecido pela milagrosa transformação de perseguidor a propagador do Evangelho. Em tempos atuais, vários filmes já foram feitos em sua homenagem.
E o que temos a aprender com quem foi considerado o maior evangelista, teólogo, missionário e o maior plantador de igrejas de toda a história do cristianismo?
Inicialmente, chamado de Saulo [seu nome hebraico], ele plantou igrejas nas províncias da Galácia, Macedônia, Acaia e Ásia Menor. Dezenas de séculos depois, ainda é lembrado por seus feitos.
E, até hoje, igrejas são plantadas em todos os cantos da cidade, por pessoas que se inspiram na Bíblia e leem sobre Jesus Cristo através das palavras e relatos de Paulo.
Que sejamos como o corajoso apóstolo Paulo, que transformava as pessoas de uma cidade através de seu testemunho e ousadia na pregação do Evangelho aos perdidos e indecisos na fé.
Como será que Paulo falaria sobre Jesus aos moradores da cidade de São Paulo? Que a Bíblia seja a nossa inspiração.
“Certa noite o Senhor falou a Paulo em visão: Não tenha medo, continue falando e não fique calado, pois estou com você, e ninguém vai lhe fazer mal ou feri-lo, porque tenho muita gente nesta cidade. Assim, Paulo ficou ali durante um ano e meio, ensinando-lhes a palavra de Deus”. (Atos 18.9-11)