fonte: fecebook
A Prefeitura de Brasileia através da Secretaria Municipal de Saúde e o Hospital Regional do Alto Acre firmaram parceria nesta segunda-feira, 20, para atender dez trabalhadores em saúde da unidade hospitalar contra o tabagismo.
A ação faz parte do Programa Nacional de Controle do Tabagismo do Ministério da Saúde através do Sistema Único de Saúde( SUS), desenvolvido pela Prefeitura de Brasileia que oferece tratamento gratuito para fumantes voluntários.
O tratamento é realizado em quatro etapas, como fazer, início do tratamento, acompanhamento semanal durante quatro semanas, encontro mensal por um ano e a partir de então o paciente passa ser acompanhado por uma equipe multidisciplinar formados por vários profissionais (enfermeiros, psicólogos, nutricionistas e o Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF).
Participaram da abertura da primeira fase do tratamento contra o tabagismo, oferecido aos profissionais de saúde do Hospital Regional em Brasileia, Vânia Caroline- Coordenadora de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Brasileia, Diretor do Hospital Regional do Alto Acre -Janildo Bezerra, Maicon Félix- Coordenador da Segurança do Trabalho dos Servidores de Saúde no Hospital Regional, Enfermeira- Marli Palmas- Responsável pelo Programa Nacional de Controle do Tabagismo do Ministério da Saúde em Brasileia.
Um outro grupo de fumantes já iniciou o tratamento na Unidade Básica de Saúde( UBS), José Maria de Souza Santos. Para quem quer parar de fumar pode procurar também por atendimento na Unidade de Saúde Mansur Batha.