Presidente de Bairro: pede ao prefeito Sergio Lopes e Secretario de saúde Sérgio Mesquita providencia e atenção à saúde do Município “VEJA O VÍDEO”

Saúde
Compartilhe

Reportagem:  Helizardo Guerra 

A Saúde é um direito do cidadão e dever do Estado, garantido pela constituição, que depende de vários fatores, um deles é o saneamento básico. Mas as atribuições do gestor responsável do Município São também com a saúde que vão além do saneamento básico, é preciso garantir um atendimento á população, a chamada atenção básica, onde o gestor Municipal tem que desenvolver o planejamento mínimo de atenção integral a saúde pelo qual foi ele foi leito.

Baseado em um discurso de campanha nas eleições o atual prefeito do Município de Epitaciolandia Sérgio Lopes sempre reforçava que em sua gestão iria dar toda atenção a secretaria de saúde, mais pelo que se houve e se ver em redes sociais são reclamações pedidos de atenção e providencias também ao secretario de saúde Sérgio Mesquita.

O que mais tem se ouvido nas redes sociais são as constantes reclamações desabafos de desespero por parte dos Munícipes por uma melhor atenção, já que seus impostos são pagos, com isso vem se demonstrando a falta de atenção com a saúde, esses são os desabafos  dos internautas do Município de Epitaciolandia.

A contrapartida os municípios também recebem do Fundo Nacional de Saúde um piso de atenção básica, que são recursos financeiros destinados a procedimentos e ações de assistência básicas, tipicamente municipais. De acordo com a estrutura de saúde do município e o número da população.  Recursos destinados também pelo fundo aos municípios, para custear despesas com as equipes do programa Saúde da Família, agentes comunitários e de saúde.

A fiscalização da aplicação desses recursos é responsabilidade dos conselhos municipais de saúde.