Presidente do Banco Central detona Lula e se defende contra ataques que vem sendo feitos por petistas; Entenda

Política
Compartilhe

fonte:  portalbr7.com.br

Nesta terça-feira, 07, o presidente do Banco Central viralizou nas redes sociais após sair em defesa do BC depois da série de ataques de Lula.  Dessa forma, Roberto Campos Neto afirmou que o Banco Central é de suma importância por conta de sua desconexão com o ciclo da política.

Dessa forma, a fala do presidente do Banco Central quebrou a narrativa de Lula que atacou e questionou a autonomia do Banco Central.

Em síntese, durante o famoso evento Milken South Florida Dialogues, o presidente do Banco Central usou parte do tempo de seu discurso para falar sobre a independência do Banco: 

“A principal razão no caso da autonomia do Banco Central é que desconecta o ciclo da política monetária do ciclo político, porque eles têm durações diferentes e interesses diferentes. Quanto mais independente você é, mais eficaz você é, menos o país pagará em termos de custo de ineficiência da política monetária”.

O atual presidente Lula segue atacando o Banco Central questionando sua independência 

Em conclusão, o próprio presidente Lula e membros do governo petista vem criticando de forma corriqueira a “taxa de juros” do BC. Assim, atualmente a taxa está em 13,75%. Ademais, Lula também vem criticando a independência do Banco e afirma que a instituição não ‘faz mais do que quando o presidente era trocado quando um novo governo assumia’ 

Enfim, por conta desta série de atritos gerados pelo governo petista o mercado financeiro vem reagindo mal e teme uma tentativa de ‘intervenção do Executivo’.