direto da redação
O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Paulo Cézar Rocha dos Santos, recebeu em seu gabinete, na manhã desta terça-feira, 1, visita institucional do deputado estadual Luiz Gonzaga. Durante a reunião, o parlamentar destacou a importância do trabalho que vem sendo realizado pela Sejusp, nos últimos três anos, no enfrentamento à criminalidade.
Para o encontro, o secretário Paulo Cézar esteve acompanhado do secretário adjunto da Pasta, Maurício Pinheiro, do diretor operacional da Sejusp, coronel Ulysses Araújo, e da coordenadora do Programa Acre pela Vida, delegada Márdhia El-Shawwa Pereira.
Reportando-se às constantes quedas dos índices que Mortes Violentas Intencionais (MVI), o titular da Sejusp anotou que os números alcançados pelo Acre reforçam a eficácia da política pública de segurança implantada pela atuação gestão do Executivo Estadual para a prevenção e para o combate à criminalidade.Nesse aspecto, o secretário também destacou as parcerias com o Poder Judiciário do Acre e o Ministério Público estadual.
Após uma breve explanação acerca do funcionamento da Pasta ao deputado, Paulo Cézar asseverou que esses expressivos resultados obtidos, nos últimos três anos (redução de 54,33%), devem ser debitados a vários fatores, “dentre os quais, a integração das forças de segurança no Acre, a retomada do ambiente carcerário, pelo Estado, a intensificação no combate aos crimes fronteiriços, o forte investimento do governo estadual na área de segurança pública, o fortalecimento do policiamento ostensivo, voltado para resolução dos problemas e análise criminal, pela Polícia Militar, a atuação eficiente da Polícia Civil na elucidação de crimes e a competência e empenho de cada integrante das Forças de Segurança do Estado”.
Ainda durante o encontro, o secretário enfatizou a importância do Programa Acre pela Vida (chancelado pela Sejusp), no que diz respeito à prevenção da criminalidade. Na oportunidade, Paulo Cézar falou sobre alguns projetos executados pelo programa e destacou resultados concretos, apontando, como exemplo, o bairro Cidade do Povo (assistido pelo Acre pela Vida), onde, desde o mês de agosto do ano passado, não há registro de homicídio. Há alguns anos, o bairro detinha um dos mais altos índices de MVI do Estado.
Após ouvir atentamente os relatos, o deputado Luiz Gonzaga fez questão de parabenizar toda a equipe da Sejusp, apontando como “um exemplo de trabalho” a gestão da segurança pública no Estado. O parlamentar também destacou os investimentos estruturais ofertados às forças de segurança do Acre, tanto no que diz respeito a equipamentos quanto a treinamentos aos profissionais.
Ao final, Luiz Gonzaga, ao elogiar a proposta do Programa Acre pela Vida e seus resultados concretos, prontificou-se a iniciar tratativas no sentido de, por meio de emenda parlamentar, aportar recursos, mediante projetos, para a expansão dos serviços prestados pelo programa.
Entenda MVI
Mortes Violentas Intencionais (MVI) – categoria que agrega os seguintes tipos de crime: homicídio doloso; feminicídio; latrocínio; lesão corporal seguida de morte; e mortes decorrentes de intervenção policia.