Sessão de Conscientização do Autismo em Feijó termina na polícia com B.O. do prefeito contra presidente da Associação de Pais e Amigos do Autismo

Saúde
Compartilhe

fonte Acre in foco

prefeito Kiefer Cavalcante (PP),  registrou um Boletim de Ocorrência no qual acusa o presidente da Associação de Pais e Amigos do Autismo de Feijó (APAAF), Juvenil de Souza,  de injúria e ameaça.

O B.O, foi consequência do discurso proferido na Câmara de Vereadores, no último dia 06 de abril, por ocasião de uma sessão solene de Conscientização do Autismo.

Durante a sessão, Juvenil que é pai de um menino autista tentou chamar a atenção para o problema da falta de condições de tratamento. Até hoje, Feijó não dispõe de um Centro de Tratamento, apesar desta ter sido uma promessa de Kiefer Cavalcante (PP) na campanha de seu primeiro mandato, conforme garantem os membros da APAAF e de uma emenda da deputada federal Mara Rocha (MDB), no valor de 500 mil reais ter sido liberada em maio de 2021. A emenda se destina ao aluguel de uma sede e contratação de profissionais.

Depois, a deputada Mara Rocha, destinou nova emenda de mais 200 mil reais. Mas as cerca de 200 famílias que têm autistas necessitando de tratamento, veem o problema se agravar sem que o executivo municipal tome uma providência. Segundo eles, a necessidade de um programa multidisciplinar com neuropediatra, fonoaudiólogo, psicólogo, pedagogo e terapeuta ocupacional é urgente para essas crianças. O filho de Juvenil, por exemplo, com 9 anos de idade, tem crises difíceis de contornar apenas com os medicamentos. Ele se machuca, bate com a cabeça nas paredes e espalha fezes pela casa, tornando a vida dos outros membros da família muito difícil.

Na sessão especial para debater o autismo, Juvenil falou em nome da APAAF  e em seu próprio nome cobrou a responsabilidade do prefeito Kiefer Cavalcante. Destacou que o filho, a exemplo de outras crianças está sem tratamento há exatos 1 ano e sete dias e em crise. O pai desesperado fez de tudo para chamar a atenção para o problema vivenciado por cerca de 200 famílias em Feijó.

Exaltado, disse que o desespero era tamanho que  no dia em que o filho espalhou fezes inclusive nos travesseiros, teve “até vontade de matar o prefeito”: “devo ter me excedido, mas só conhece esse sofrimento de ver o filho sem tratamento quem passa por isso. Eu, assim como os outros pais e mães, estava realmente desesperado”, disse ele.

No discurso, Juvenil disse que há 6 anos vem  “adulando” o prefeito por atenção e apoio para mais de 200 famílias, mas que o prefeito e o Secretário de Saúde “só enrolam”, dizendo que estão aguardando a licitação. Que foi ao setor de licitação e constatou que tudo não passava de mentiras

No dia seguinte, o prefeito de Feijó, registrou uma queixa contra Juvenil por ameaça e injúria. Esta última justificada pelo fato do presidente da APAAF não ter estado na prefeitura como afirmara.

Também no dia seguinte, a Câmara de Vereadores de Feijó, emitiu uma nota de solidariedade ao Secretário Municipal de Saúde, Eronildo Oliveira, por entenderem que o mesmo sofreu injustamente ataques quanto a sua reputação e trabalho pessoal dentro do órgão.  A nota é assinada por 9 vereadores. Entre eles a presidenta, Berlandia de Souza (PSB). Dos 13 vereadores da cidade, 10 integram a base de sustentação do prefeito.

Veja a íntegra da publicação feita na página da Câmara de Vereadores de Feijó no Facebook (Meta):

“População Feijoense,

Hoje eu estivemos na Sede da Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com os Vereadores Cleo (Solidariedade), Aurelinda Portela (Progressistas), Mirla Cesar (Solidariedade), Leildo (DEM), Decio (DEM), Charles (Progressistas), Tiago Aguiar (PDT) e José Maria (Progressistas) para prestarmos solidariedade ao Secretário Eronildo Oliveira.

O motivo de nossa reunião foi para nos solidarizarmos com o Secretário do episódio que ocorreu na noite de ontem (06) na Câmara Municipal de Feijó durante a Sessão Solene de Conscientização do Autismo, onde o mesmo sofreu injustamente ataques quanto a sua reputação e trabalho pessoal dentro do órgão.

As palavras de ofensa são inadmissíveis e não fazem parte do corpo legislativo da Câmara Municipal de Feijó e que serão tomadas providências quanto a isso para que futuramente não tenhamos constrangimento, como foi a experiência de ontem.

Temos a plena convicção de que o trabalho realizado agora está em um patamar de muita disposição da secretaria e seus servidores e conta com uma estrutura jamais vista em outras gestões, justamente pela articulação, operação e equidade das unidades.

Sabemos que no meio onde estamos sofremos ataques constantes pelo nosso trabalho, muitas vezes pela falta de reconhecimento. Ratificamos a importância do SUS, do trabalho realizado em nosso município e da educação pública e da ciência para o enfrentamento dos nosso problemas relacionados à saúde.

Queremos aqui deixar mais uma vez a minha solidariedade ao Secretário e dizer que reconhecemos firmemente o que tens feito pelo nosso município e contamos sempre com a sua parceria e trabalho para que possamos somar mais ainda em prol de nossa população.

Quantos às famílias feijoenses, guardiãs de pessoas com espectro autista, hoje também nesta mesma reunião com o Secretário já foram tomadas algumas medidas importantes para darmos acessibilidade e atenção redobrada ao cenário que vivemos hoje em nosso município. Quero dizer mais que nosso corpo legislativo está sensibilizado pela causa e vamos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para atender as demandas dos pais e amigos dos autistas do município de Feijó.

BERLANDIA DE SOUZA (DEDÊ)

Presidenta da Câmara Municipal de Feijó

Vereadora Municipal PSB”.

A população de Feijó se manifestou nos comentários:

 No link abaixo, a polêmica sessão solene de Conscientização do Autismo realizada pela Câmara de Vereadores de Feijó.