Nesta segunda-feira (21), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu o passaporte do jornalista Allan dos Santos, que está nos Estados Unidos e tem um mandado de prisão em aberto no Brasil. Na decisão, o magistrado determina que o Itamaraty comunique as representações brasileiras no exterior da decisão. A pasta informa que “recebeu ofício do STF determinando o cancelamento do passaporte em questão”.
A decisão do magistrado pode fazer com que o comunicador fique em situação ilegal nos Estados Unidos, onde está atualmente.
No Instagram, Allan dos Santos compartilhou um vídeo de mais de seis minutos tocando guitarra.
“Minha preocupação com a decisão do Tirano de Bosta”, escreveu Allan dos Santos em sua 24° conta do Instagram.
Em 21 de outubro de 2021, Moraes ordenou a prisão preventiva e, ao Ministério da Justiça, o início imediato do processo de extradição do jornalista
Moraes ordenou ainda que a Polícia Federal incluísse o mandado de prisão na lista da Difusão Vermelha da Interpol, para garantir que Santos fosse capturado e retorne ao Brasil. Também foi acionada a embaixada do Brasil nos Estados Unidos.
“O Ministério das Relações Exteriores recebeu ofício do STF determinando o cancelamento do passaporte em questão”, diz o ministério, completando que a pasta não se manifesta sobre “casos concretos de cooperação jurídica em andamento”. Também questionada pela reportagem, a assessoria da Suprema Corte afirmou que o processo é sigiloso. “Não temos informação”, informou.