Walter Araújo Alves

ICONES DE BRASILÉIA E EPITACIOLANDIA POR IVANA CRISTINA
Compartilhe

 

colunista: Ivana Cristina
Colaboradores: Assis e Júlia
Tavares
Ícones de Brasileia e Epitaciolandia

Walter Araújo Alves começou a trabalhar muito cedo, na década de 70 era marreteiro ambulante, colocava mercadoria nas costas de um burro e saía marretando nos seringais a fora. Em uma dessas longínquas viagens, sua esposa faleceu, ficando com 7 crianças para criar. Sem comunicação e com a distância entre os seringais, quando ele voltou para casa, sua esposa já estava com 8 dias de falecida. Viúvo, para trabalhar, precisava deixar os filhos na casa dos parentes. Nessa época, tinha uma vizinha chamada Laída, mulher trabalhadeira, separada do marido e com 4 filhos para criar. Eles se juntaram e foram criar os filhos juntos, totalizando 11 crianças. Seu Walter Araújo foi trabalhar como estivador, precisava de uma renda melhor para sustentar tantos filhos. Dona Laída, além de cuidar dos filhos, costurava para ajudar na renda da família. Moravam em Brasileia, na rua da Encrenca. Com o tempo, mudaram-se para Vila Epitácio e montaram um pequeno comércio.
Quando terminava a aula na escola Brasil Bolívia, seu comércio ficava cheio de crianças comprando bombons(daqueles de quebrar o dente), pirulito em formato de guarda-chuva, suspiro, chiclete ping-pong, bolinhas de gude, dentre outras. Seu Walter Araújo Alves se candidatou a Vereador e foi eleito com muitos votos! Votos que daria para eleger um deputado estadual. A rotina do comércio era cansativa e vendeu para o Senhor Chagas Correa e este o transformou no Super Negão! Um grande comércio existente na cidade de Epitaciolandia.
Seu Walter Araújo foi um dos defensores da emancipação do município de Epitaciolandia, lutou bravamente para que a antiga Vila Epitácio crescesse. Era um homem conversador, vivia cercado de pessoas que adoravam uma “boa prosa”, a garrafa sempre cheia de café e as risadas enchiam o ambiente de sua casa de alegria.
Seu Walter Araújo teve uma presença marcante e deixou saudades com sua partida. Filhos, noras, genros, netos, bisnetos e amigos lamentam muito a sua partida. As tardes ensolaradas de Epitaciolandia, cheias de risos e alegria, já não são mais as mesmas sem sua presença marcante.
A família do Senhor Walter Araújo Alves meu carinho, respeito e admiração.