ZÉ DIRCEU CRITICA PT E DIZ QUE ‘DIREITA VAI DAR UM TRANCO’

Política
Compartilhe

fonte: Revista Oeste

Ex-ministro discursou em evento do partido em São Paulo

Durante uma fala direcionada aos membros do PT que possuem uma visão mais esquerdista, o ex-ministro Zé Dirceu expressou descontentamento em relação ao partido e demonstrou preocupação com um possível avanço da direita. Zé Dirceu, que foi uma figura influente durante o primeiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva e teve um papel importante no escândalo do Mensalão, acabou sendo condenado a 10 anos de prisão devido às investigações relacionadas ao caso.

De acordo com a coluna de Guilherme Amado, do Metrópoles, foi divulgado um trecho do discurso de Zé Dirceu na noite de sexta-feira 24 durante o encontro em São Paulo do Avante PT, uma ala radical, porém minoritária, do partido.

O político citou os pontos fracos do PT, como a falta de mobilização, e reclamou que as críticas não são bem recebidas pelos caciques da legenda. “Não sei qual é o problema”, disse. “Tem medo da militância? Do debate? Da discussão? Da mobilização da militância? Onde se discute isso? Ou não é para discutir e fazer de conta que está tudo bem? Ou não se pode discutir mais? Às vezes fico com a sensação de que você começa a discutir um pouco e fica inconveniente, indesejável.”

Ele apontou falhas na mobilização e organização, além de mencionar problemas de governabilidade e nos ministérios durante o governo Lula. “Hoje o PT é o partido de maior apoio popular, de melhor imagem, mas o partido não é nem 10% do que devia ser”, afirmou. “Nós temos um problema sério, no PT e na esquerda. Nosso governo tem problemas de governabilidade, organização, de avaliação de cada ministério.”

Zé Dirceu cobrou mais empenho do PT

Além disso, o ex-líder do Partido dos Trabalhadores afirmou que a legenda precisa se dedicar mais na luta contra a política de taxas de juros do Banco Central e na promoção de questões relacionadas ao meio ambiente.

Além disso, o autor considerou as manifestações de 1º de Maio como “fracassadas”, uma vez que, anteriormente, contavam com o patrocínio dos sindicatos e atraíam milhares de apoiadores. Além disso, destacou que a direita obteve maior destaque nas eleições dos conselhos tutelares.

Para ele, o PT tem, sim, um problema e é preciso se debruçar sobre ele. “Não vamos tapar o sol com a peneira. Nós não aguentamos o tranco da direita como nós estamos. E a direita vai nos dar um tranco, nós conhecemos ela”, declarou.

Além disso, Zé Dirceu falou do ambiente político e da correlação de forças durante o mandato de Lula. “Há esse ambiente agora, político, negociação com Arthur Lira [presidente da Câmara], mas essa não é a realidade. Se nós formos derrotados em 2024, eles vão tomar mais um naco do governo”, acrescentou. As informações são da Revista Oeste.