colunnista: Ivana Cristina
Ícones de Brasileia e Epitaciolandia
João Batista é o seu nome, mas todos o conhecem por Izidório, ganhou esse apelido em homenagem a seu pai, Francisco Izidório. Filho de Francisco e Raimunda Matias da Silva, nasceu no Seringal Belmont, cujo barracão ficava à beira do Rio Acre. Seus pais tiveram seis filhos.
Izidório é o mais novo dos irmãos homens. Quando estava com 16 anos sua família mudou-se para a cidade e foram morar na Rua Marechal Rondon, no centro. Izidório começou a trabalhar cedo, foi funcionário do DERACRE por muitos anos, depois foi trabalhar na Secretaria de Obras como operador de máquinas pesadas da Prefeitura de Brasiléia. Sua vida era trabalhar
e construiu uma casa noturna no bairro Samaúma, chamada Piseiro 1, no meio do salão de baile tinha um pau, que sustentava a estrutura, logo os fregueses apelidaram de “Pau no Meio”, o primeiro tocador foi Damiãozinho e sua sanfona; as duplas Tetê e Pinóquio, Tonda e Toinho, faziam a alegria dos fregueses. O som era envolvente e atraia multidão. Logo o negócio se expandiu e construiu a segunda casa noturna, chamada Piseiro 2(ao lado dos apartamentos do Seu Augustinho), tocadores José Maria e Félix. O espaço do Piseiro 2 foi vendido para o Sindicato da Saúde e Izidório inaugurou o Piseiro 3(hoje, no local funciona a Clínica dos Rins). As noites de Brasileia eram embaladas pelo som do piseiro e a animação dos frequentadores. Izidório com sua visão empreendedora inaugurou um areial, o Areial do Izidório, no bairro Samaúma. O início foi muito difícil, todo trabalho era manual, Izidório enchia a D20 com uma pá e fazia a entrega da areia. Com o tempo, construiu outro areial na praia do Urubu. Investiu na compra de uma caçamba e uma retroescavadeira, agilizando o trabalho e atendendo a freguesia. Atualmente, o Areial do Izidório funciona na rua da Escola Kairala. Atendendo cada freguês, que procura o escritório do Areial ou em sua casa.
Mas, sua vida não foi só de trabalho! Viajando pelo município de Plácido de Castro, em 1981, conheceu Ivanete Mendes da Silva, seu grande amor. Namoraram, casaram e tiveram dois filhos: Clebson Venâncio da Silva e Clemerson Venâncio da Silva. Seus filhos herdaram do pai, o gosto pelo trabalho e a habilidade para os negócios. Estão à frente dos negócios da família. Ivanete, esposa de Izidório, é conhecida carinhosamente por Nete! Uma mulher forte, corajosa e determinada, que sempre esteve ao lado do Izidório, nos negócios, na criação dos filhos e na orientação dos netos.
Em 2019, Izidório sofreu um AVC, mas sua força de vontade, determinação e fé em Deus, recuperou quase 100% sua saúde, cercado pelo amor e cuidados da esposa, filhos, noras, netos e amigos!
Em 2024, recebeu uma homenagem da Prefeita Fernanda Hassem pelos relevantes trabalhos prestados à cidade de Brasiléia. Com seus empreendimentos, empregou e emprega várias pessoas. Izidório é um empreendedor, pensa grande! Em 2024, comprou a antiga Praia do Adolfo, agora chamada Praia do Izidório. Fazendo um investimento comercial que trará mais emprego e renda para a população. Uma nova opção de lazer para o município. A reabertura da praia do Adolfo era um sonho antigo dos moradores, que o Prefeito Carlinhos do Pelado está aos poucos utilizando o espaço tão bonito para diversas atividades culturais e esportivas. Contando com a eficiente assessoria do competente Secretário de Esporte Clebson Venâncio, filho do Izidório.
Izidório, hoje, está aposentado, mas não parado, acompanha toda a movimentação dos seus negócios, se mantém informado e focado no seu restabelecimento. Um homem trabalhador, admirável, que sempre lutou por seus objetivos e por sua família. Ensinando aos filhos desde pequenos, que só com muito trabalho, dedicação, foco e determinação se vence na vida.
Ao empresário Izidório e sua família, meu respeito, admiração e carinho.