colunista: Ivana Cristina
Colaboração: Rosilene Lima
Ícones de Brasileia e Epitaciolandia
Francisca e José nasceram em Xapuri, em 1947, namoraram e casaram. Após o casamento foram morar no Seringal na Bolívia. Um lugar distante de tudo e de todos. Acordava de madrugada e percorria as estradas de seringa cortando e colhendo o látex. Ficava à mercê de animais ferozes e peçonhentos, enquanto sua esposa realizava tarefas diárias, criava pequenos animais e cuidava de quatro crianças pequenas. Havia muito trabalho envolvido e pouco retorno financeiro. Suas lindas filhas: Rosilene, Antônia Maria, Rosenilde e Nilcilene, estavam crescendo e a vida que levavam, tinha pouca expectativa de um futuro melhor. Francisca e José sonhavam em vê-las formadas e exercendo uma profissão. Movida por esse sonho, Francisca veio morar na antiga Vila Epitácio com suas filhas. José, seu esposo, continuou trabalhando no seringal, o ano era 1983. No início, vida não foi fácil, para elas, Francisca precisava trabalhar para ajudar José no sustento da família. Ela tinha muitos dotes culinários e foi trabalhar na Lanchonete Ribeiro, que estava sendo inaugurada.
A primeira pizza feita na Lanchonete Ribeiro foi feita pela Dona Francisca. Com sabores marcantes e uma massa que derretia na boca, ela conseguiu atrair muitos fregueses. Além de pizza, ela fazia com carinho e criatividade salgadinhos deliciosos. Seu trabalho era árduo, mas sua paixão pela culinária foi fundamental para o sucesso da lanchonete, que posteriormente mudou o nome para Pizzaria Ribeiro. Foram 30 anos dedicados a fazer deliciosas pizzas na Pizzaria Ribeiro em Epitaciolandia. Sua paixão pela culinária inspirou sua filha Rosenilde que hoje exerce a profissão de Chef Gourmet na Europa. Criando pratos incríveis e compartilhando o amor à culinária com o mundo. Francisca e José com esforço e muito trabalho se orgulham de ver suas filhas formadas. Rosilene, Antônia Maria e Nilcilene exercem a profissão de Professora, levando aos alunos o legado de ensinar e inspirar novas gerações.
Senhor José é pai também de Solange Maia, fruto de um relacionamento anterior. Hoje, ele vê com orgulho o caminho que cada filha seguiu, ao olhar suas mãos calejadas pelo trabalho árduo na agricultura, na lida diária com a terra, na pele queimada pelo sol, sabe que todo sacrifício valeu a pena.
Seu José e Dona Francisca são heróis anônimos, que ensinaram que com trabalho, amor, dedicação e fé em Deus, não há obstáculo que não seja superado. Eles são exemplos de que a educação pode transformar vidas. Todo empenho, sonho e dedicação não foram em vão. Francisca e José são exemplos para suas filhas, genros, netos, bisnetos, amigos e todos que conhecem esse incrível casal, que mesmo diante das adversidades da vida soube superar todos os obstáculos. O companheirismo, amor, respeito mútuo fazem desse casal, um exemplo de vida. Morando em Epitaciolandia, na casa que construíram com muito esforço e trabalho, recebem os amigos e familiares, com um sorriso no rosto e uma alegria contagiante. Sua história é um testemunho de determinação, perseverança e fé. Em um cenário de muitas dificuldades e superação, eles trabalharam incansavelmente para garantir um futuro melhor para suas filhas e sempre acreditaram no potencial de cada uma. Que Deus continue abençoando Dona Francisca e Seu José. Um casal admirável de Epitaciolandia.