Por Fernando Oliveira
Fotos: Genoci Nascimento- Secom/ Prefeitura de Brasiléia
O prefeito de Brasiléia, Carlinhos do Pelado, acompanhado da secretária municipal de Planejamento Goreth Bibiano, participou nesta segunda-feira (22), no Senac de Brasiléia, do Fórum de Desenvolvimento Regional: “Rota Quadrante Rondon – Trecho Acre: desafios da integração na faixa de fronteira”, evento que reuniu representantes dos governos federal, estadual e municipal, além de autoridades da Bolívia e do Peru, instituições de pesquisa, universidades, organizações da sociedade civil e representantes do setor produtivo.
Entre as autoridades presentes estiveram o secretário de Estado de Planejamento, Ricardo Brandão, o presidente do Parlamento Amazônico, deputado estadual Afonso Fernandes (União Brasil), representando os nove estados da Amazônia Legal, e a chefe do Consulado da Bolívia no Brasil, Dra. Daniela Vélez.
Promovido pela Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), em parceria com o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e o Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento do Acre, o encontro teve como objetivo fortalecer o debate sobre a integração regional, logística, governança territorial, inovação e desenvolvimento econômico sustentável na faixa de fronteira acreana.
Durante a programação, foi lançado o documento “Bases para o Plano de Desenvolvimento e Integração da Faixa de Fronteira (PDIFF) do Acre”, elaborado pelo Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam), reunindo estudos técnicos e propostas voltadas ao fortalecimento da integração e do desenvolvimento da região.
Um dos destaques do evento foi a mesa-redonda sobre a Rota Quadrante Rondon – Trecho Acre, iniciativa do governo federal que integra uma das cinco Rotas de Integração Sul-Americana e reforça o potencial estratégico do Acre como elo entre o Brasil, a Bolívia e o Peru, ampliando as conexões comerciais e logísticas com os mercados do Oceano Pacífico.
O prefeito Carlinhos do Pelado ressaltou a importância do encontro e do fortalecimento das relações entre os países que compartilham a faixa de fronteira.
“Brasiléia e Cobija são cidades-gêmeas reconhecidas pelo Governo Federal e possuem uma relação histórica, econômica e social muito forte. Este fórum é importante porque fortalece o intercâmbio e a integração entre Brasil, Bolívia e Peru, criando oportunidades para o desenvolvimento regional. Além disso, mais de oito mil estudantes brasileiros atravessam diariamente a fronteira para cursar Medicina nas três universidades bolivianas, demonstrando que essa integração já faz parte da realidade da nossa população. Precisamos continuar trabalhando para ampliar a cooperação na segurança, as oportunidades e fortalecer essa parceria entre os países vizinhos”, destacou o prefeito.
A expectativa é que a articulação entre os governos federal, estadual e municipal, juntamente com o setor empresarial e instituições parceiras, contribua para a atração de investimentos, geração de empregos e ampliação das perspectivas de crescimento sustentável para toda a região de fronteira do Acre.
Boa noite pra você: Segue nova sugestão de pauta com informações da Prefeitura de Brasiléia
Tá bom amigo


