CASAL SUSPEITOS SÃO IDENTIFICADOS PELO APLICATIVO FACIAL APOLO DESENVOLVIDO PELA SEJUSP/AC

Policial
Compartilhe

Reportagem helizardo guerra

Foi realizado nesta segunda feira 13/09/2022 patrulhamento pela guarnição 1º BPM-CALAF/UNI da Policia Militar na Rua Nossa Senhora de Fátima, no Bairro Calafate, em Rio Branco, quando avistaram  um casal saindo de um beco para subir numa motocicleta em um local conhecido pelo tráfico de drogas, diante da situação, a guarnição procedeu com a abordagem, sendo obedecido pelos suspeitos; foi realizado a busca pessoal não sendo encontrado nada de ilícito no nome dos suspeitos Sr. R.A.da.S; no ato seguinte, foi realizado, via COPOM, pesquisa nominal dos suspeitos, onde a conduzida forneceu o nome de T. L. F. L, nome da mãe, não sendo encontrado nenhum indivíduo com esse nome; diante da situação, foi realizado uma pesquisa pela guarnição via aplicativo APOLO, sendo encontrada a nacional T.k. F. M, nome da mãe M. E. de F. F, com características físicas semelhantes a conduzida, e com um mandado de prisão em aberto; ao ser confrontada com a fotografia da pesquisa, a conduzida confessou ter passado nome errado para a guarnição, por saber haver um mandado de prisão em seu desfavor; diante do exposto foi dado voz de prisão a autora, sendo conduzida entregue as autoridades competentes.

Em Consulta pelo aplicativo APOLO            foi  Possível realizar um Cumprimento de Mandado de Prisão, por Identidade Falsa graças a ferramenta idealizado pelo Secretaria de Segurança Pública SEJUSP/AC onde com o referido aplicativo também é possível outros serviços como lavratura de Boletim de ocorrência on LINE, que elimina a necessidade da guarnição ir à delegacia se não houver pessoa presa, consulta de placas de veículos roubados por coleta fotográfica da imagem, rastreamento de veículos roubados quando em patrulhamento, utilizando a câmera do celular como extensão do cerco eletrônico, consulta de armas, condutores e veículos, dentre outras funcionalidades.

Apolo foi desenvolvido partir da necessidade de identificação do indivíduo coletando sua biometria facial, o sistema também permite a consulta de veículos, consulta de mandado de prisão e cadastro de abordagem, atualmente, com pretensão de expansão de outros módulos.

As pesquisas de informações podem ser realizadas por consulta de Veículo (Placa, Chassi, Renavam), Consulta de Indivíduos a parti do RG, CPF e realização da coleta de biometria facial partir de abordagem policial, agregado aos agentes, mais uma ferramenta, onde a partir do reconhecimento, vai apresentar a informação na palma da mão através da tecnologia. O reconhecimento vai trazer informações como mandado de prisão, identificação do indivíduo, ocupação, endereço, veículos e se o indivíduo foi abordado recentemente.

Permitindo ter uma visão ampla de informações do abordado, trazendo segurança para o cidadão de bem e eficiência para o operador de segurança pública.