Ex-GSI, general sobe o tom com lula e fala em ‘profunda covardia’: “Como é que se pacifica o país a partir daí?”

Nacional
Compartilhe

fonte: portalbr7com.br

Sérgio Etchegoyen, general do Exército e ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) no decorrer do governo Michel Temer, subiu o tom com o atual presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores, durante uma entrevita dada nesta terça-feira (17), ao programa gaúcho Pampa Debates.

Na visão do militar, a fala de Lula, segundo a qual “perdeu a confiança” em parte das Forças Armadas, aponta “profunda covardia”.

Ainda de acordo com o general, o petista tem o conhecimento de que os generais não vão convocar a imprensa para responder à ofensa. “Ele sabe que ninguém vai contestar o que ele está dizendo”, observou o militar. “Ou seja, é a velha técnica de procurar culpados.”

“Passado o triste episódio do dia 8 de janeiro, o presidente Lula, comandante supremo das Forças Armadas, dá uma declaração à imprensa de que não confia nas Forças Armadas”, lembrou o general Etchegoyen. “Como é que se pacifica o país a partir daí? Como é que se pacificam as Forças Armadas, que são uma instituição de Estado com a qual os governos do PT conviveram por 16 anos?”

O general Etchegoyen chefiou o GSI entre 2016 e 2019. O órgão é responsável direto pela segurança do presidente. Lula escolheu permanecer com a segurança da Polícia Federal, por desconfiança com os militares lotados no GSI.