Fazendo de tudo para barrar investigações do dia 8 de janeiro, Lula inicia entrega de cargos para barrar CPMI

Política
Compartilhe

fonte: portalbr7.com.br

De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, o presidente Lula iniciará a entrega de cargos do segundo escalão para barrar a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de janeiro. A CPMI tem o objetivo de investigar os responsáveis pelos atos de vandalismo na Praça dos Três Poderes.

Entre os beneficiários da lista de cargos está o União Brasil, partido do ministro das Comunicações, Juscelino Filho, que receberá cargos em órgãos como os Correios, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação e o Departamento Nacional de Obras contra as Secas. O partido também terá a presidência da Telebras e da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba, além de outros cargos estratégicos. Essas empresas e órgãos já se envolveram em escândalos de corrupção em governos anteriores.

O MDB também terá sua parte do bolo, com a promessa de diretorias no Banco do Nordeste, uma vice-presidência da Caixa e quatro secretarias do Ministério das Cidades. O Palácio do Planalto espera que, com essas nomeações, haja a retirada de assinaturas da CPMI do 8 de janeiro.

O presidente Lula deu sinal verde para as nomeações após ser alertado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), de que a demora em atender os aliados poderia prejudicar o início de seu terceiro mandato com derrotas significativas no Congresso Nacional. Lira também reclamou dos ataques da presidente do PT, Gleisi Hoffmann, contra o centrão.

Com essa jogada política, o presidente Lula pretende manter a coalizão governamental unida e garantir uma base de apoio no Congresso Nacional. Por outro lado, a oposição e setores críticos ao governo criticam a medida, alegando que é uma forma de barganhar cargos em troca de proteção contra investigações de corrupção.